! Onlinemente Falando: Conselho: Viva seu amigo

26 agosto 2013

Conselho: Viva seu amigo

Compartilhe


Demorei um pouco pra decidir sobre o que falar. Na realidade, escrevendo esse post, eu ainda não decidi. Aliás, esse é um fato curioso: eu sempre escrevo o título depois que termino todo o post. É que as vezes eu pego alguma palavra chave do texto e tento encaixar, ou algo do tipo. De qualquer forma, hora de soltar o verbo, os pronomes, os adjetivos. Nunca menti ao dizer que eu dou muito valor à palavra amizade. Aliás, é uma das coisas que eu mais prezo na vida. De uns tempos pra cá, pensei comigo mesmo e vi que de nada adianta ter vários amigos se eles, de certa forma, não te acrescentam nada. Dizer um "Oi, como você está?" via SMS, whatsapp ou qualquer outro meio de comunicação não leva e nunca levou à nada. Pra ser um pouco mais específico, a amizade é a família que Deus nos permite escolher. Eu li essa frase em algum lugar, só não me recordo onde. Exatamente isso, nós escolhemos quem são nossos amigos. Já conversei sobre isso com várias pessoas, e foram exatamente com essas pessoas que eu me surpreendi. Eu não ouvi um simples "é, você tem razão", ou algo semelhante, mas ouvi o algo à mais; algo que me acrescentou e me fez crescer. É claro que o intuito não é se auto-excluir do mundo, e construir o menor círculo social existente. O que eu quero dizer é que a partir do momento que você vê que tal pessoa te agrega algo, tente absorver todo o tipo de informação que ela te traz. Caso contrário, faça a sua parte como amigo, e converse. Eu pelo menos tenho feito isso nos últimos meses. Se eu vejo algo de errado, ou até mesmo algo que eu não concorde, tento conversar, corrigir. Se a pessoa captou a mensagem, beleza, esse vale a pena.


Nesses últimos dias, percebi muito isso. Vou tentar não ser tão direto. Aquele tipo de pessoa que consegue dar mais valor às ilusões, mundos aleatórios, coisas que não existem do que sair numa sexta-feira à noite com a galera. Ou até mais drástico que isso: gente que esquece de viver. Eu sei que já fui assim um dia, e confesso que eu errei e muito. Mas é por isso que eu resolvi falar sobre isso hoje. Eu já errei, e sei como é difícil perceber esse tipo de acontecimento. Sabe, já perdi muitos momentos na minha vida por opções próprias. De algumas eu me arrependo e muito. De outras, nem tanto. A diferença é na intensidade que você pratica esse tipo de coisa. Já faz quase uma semana que eu vivo em prol da minha quase maldita gripe. Quase porque eu consegui ver um ponto positivo em algo totalmente negativo. Todo mundo sabe que é quase impossível dormir com gripe. O nariz tranca, você não respira direito, sua garganta arde, você quer morrer. Foi em uma dessas noites que a "benegripe" me fez acordar muito cedo, eram 5h da manhã. Nesse dia, eu me senti bem. Há muito tempo eu não via o sol nascer. Infelizmente, eu tinha me esquecido de que todos os dias, um fenômeno incrível acontece. Isso me fez parar e pensar muito no que eu estou fazendo comigo mesmo, e principalmente, com as pessoas que vivem junto comigo. Não seja apenas um ser humano. Seja um ser pensante, que reflete antes de agir. Se você tem algum amigo de verdade que não conversa há muito tempo, puxe um papo, mas não se limite ao "Como você está?". Você tem apenas uma chance de viver no mundo. Não perca isso, sério.