! Onlinemente Falando: Eu tenho orgulho dessa bandeira.

29 junho 2013

Eu tenho orgulho dessa bandeira.

Compartilhe
Já faz um tempo que eu deveria ter escrito essa postagem mas só agora tive tempo/inspiração. Vou tentar resumir o máximo que puder e deixar pelo menos a ideia do que aconteceu registrada aqui. Dia 22 de Junho de 2013 ocorreu uma manifestação pacífica aqui em Itatiba-SP, cidade onde moro. Centenas de pessoas saíram as ruas, protestando e reivindicando seus direitos como cidadãos. Foi o primeiro ato da cidade, e como já esperado, conseguimos reduzir a tarifa do transporte coletivo de R$2,70 para R$2,50. Alguns podem até falar que isso não era motivo para se manifestar, já que o preço da passagens em outras cidades é consideravelmente maior. De certa forma, isso é verdade, mas Itatiba é uma cidade pequena e começou a crescer constantemente nesses últimos anos. O transporte que aqui é oferecido, monopolista no caso, não vale seus R$2,50. Falo isso por experiência própria pois eu utilizo o meio para trabalhar. Motivos a parte, esse não é o ponto principal.
O ato começou às 10h:30min, na praça central da cidade, que é a Praça da Bandeira. Lá, algumas pessoas começaram a produzir seus cartazes, faixas, etc. A real manifestação aconteceria às 13h:30min. Como era um sábado, eu pude estar lá desde o começo, às 10h:30min até o final da manifestação, que durou praticamente a tarde inteira. Conversando com alguns amigos que encontrei por lá e esperando outros que ainda não tinham chegado, um senhor de 65 anos me puxou pelo ombro, e deu um beijo na bandeira do Brasil que eu segurava nas costas. Ele me cumprimentou e começou a falar. No começo eu pensei: "Mais um daqueles senhores que vão ficar falando besteira", mas logo me dei conta que quem havia pensado besteira naquele momento era eu mesmo. "Como é seu nome jovem? Carlos? Sabe Carlos, têm que ter muita coragem pra usar essa bandeira que você tá com ela nas suas costas. Eu tenho muito orgulho dessa bandeira. Sabe por quê? Porque quando eu tinha a sua idade, eu fiz a mesma coisa que você tá fazendo agora. Me bate até uma saudade agora. Eu pensei que nunca veria uma cena igual a essa, cheia de jovens aqui. Levem isso a sério. É o nosso país, e vocês mesmos são o futuro dele!".


Resumindo, foi exatamente isso. Entre uma interrupção e outra, eu recebi a mensagem. Aquilo me fez olhar o que eu estava fazendo de um outro jeito. Como ele mesmo havia dito, há um tempo atrás, muitos dos senhores de hoje lutaram por um mesmo ideal: mudar o país. Eu queria muito saber o nome desse senhor, ou quem sabe até mesmo saber onde ele mora. Quem sabe aprender um pouco mais. Uma simples tarde seria o suficiente. A esposa desse senhor tinha pressa, e infelizmente acabou por isso mesmo. Ele me recomendou alguns livros, mas não vem ao caso. Aprendi que quando mais uma pessoa vive, mais ela ensinar. Foram poucos minutos que fiquei conversando com ele, mas foram os minutos suficientes. Aquele mesmo senhor que lutou, naquele dia, também lutou, e motivou.